Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4719
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Ramalho, Luísa Galvão
Advisor: Cister, Angelo Maia
Abstract: Pesquisa de satisfação entre os alunos do curso de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa tem como objetivo verificar o nível atual de satisfação dos alunos com o curso, identificando os principais problemas enfrentados por eles ao frequentar a faculdade. Sua finalidade é servir como indicador de pontos de melhorias que podem ser promovidas pela instituição de forma a elevar a qualidade do ensino. O trabalho recebe como suporte teórico os conceitos de marketing, satisfação, pesquisa de satisfação e Customer Relationship Management (CRM). A metodologia utilizada foi a realização de um levantamento através de questionários auto aplicados e tabulação de dados em excel. Os resultados mostram que os alunos atribuem a nota 6,8 a seu nível de satisfação geral com o curso. Conclui-se que o curso de Administração da FACC-UFRJ tem um nível considerado pelos alunos como satisfatório, porém com espaço para melhorias e comprova-se que este tipo de pesquisa é aplicável e útil a instituições de ensino público superior do Brasil.
Keywords: Ensino superior
Instrumento de medida
Pesquisa de opinião
Satisfação
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v5.pdf895 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.