Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4719
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Ramalho, Luísa Galvão
Orientador: Cister, Angelo Maia
Resumo: Pesquisa de satisfação entre os alunos do curso de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa tem como objetivo verificar o nível atual de satisfação dos alunos com o curso, identificando os principais problemas enfrentados por eles ao frequentar a faculdade. Sua finalidade é servir como indicador de pontos de melhorias que podem ser promovidas pela instituição de forma a elevar a qualidade do ensino. O trabalho recebe como suporte teórico os conceitos de marketing, satisfação, pesquisa de satisfação e Customer Relationship Management (CRM). A metodologia utilizada foi a realização de um levantamento através de questionários auto aplicados e tabulação de dados em excel. Os resultados mostram que os alunos atribuem a nota 6,8 a seu nível de satisfação geral com o curso. Conclui-se que o curso de Administração da FACC-UFRJ tem um nível considerado pelos alunos como satisfatório, porém com espaço para melhorias e comprova-se que este tipo de pesquisa é aplicável e útil a instituições de ensino público superior do Brasil.
Palavras-chave: Ensino superior
Instrumento de medida
Pesquisa de opinião
Satisfação
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v5.pdf895 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.