Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4720
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo sobre a influência da taxa selic nas provisões matemáticas de benefícios a conceder dos planos VGBL através de modelos de séries temporais
Autor(es)/Inventor(es): Poeira, Cecília Novaes
Tutor: Silva, Ralph dos Santos
Resumen: Avalia o efeito da taxa básica de juros da economia brasileira, a taxa SELIC, na evolução das provisões matemáticas de benefícios a conceder de planos Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) de algumas empresas que atuam nessa área. Para fazer tal estudo, foram selecionadas empresas que possuem suas provisões matemáticas divulgadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão fiscalizador deste tipo de operação, e selecionadas aquelas com número significativo de observações para realizar o estudo, resultando em 8 empresas escolhidas. Então, foram utilizados modelos de séries temporais da família ARMA(p,q)(P,Q) com a taxa SELIC como variável exógena de forma a avaliar a possível presença de sazonalidade e o efeito da taxa SELIC sobre a constituição das provisões.
Materia: Taxas de juros
Modelos de séries temporais
Materia CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS
Unidade de producción: Instituto de Matemática
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 30-jul-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Atuariais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CNPoeira.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.