Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4737
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Viabilidade economico-financeira da micro e mini geração de energia fotovoltaica no Brasil: estudos de caso
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Beatriz Mendonça Loureiro
Tutor: Castro, Nivalde José de
Resumen: As fontes alternativas de energia estão cada vez mais ganhando relevância nas discussões ao redor do mundo, principalmente no que diz respeito à diversificação da matriz energética e às questões ambientais. A energia solar fotovoltaica vem se destacando principalmente devido à trajetória descendente dos custos que, somada às políticas de incentivo, tem permitido a expansão desse tipo de geração. No Brasil, a discussão em torno da energia fotovoltaica é relevante levando em conta o alto nível de irradiação solar do país, e tendo em vista a movimentação do Governo para regulamentar e implementar um sistema de incentivos para micro e mini geração solar fotovoltaica. Dessa forma, este trabalho contempla estudos de viabilidade econômico-financeira do ponto de vista do consumidor médio de seis distribuidoras brasileiras da geração de sua própria energia. Levando em conta o consumo médio e a tarifa de cada uma das distribuidoras, o resultado obtido foi de um payback descontado médio de 7,66 anos, sendo o mínimo de 6 e o máximo de 10 anos.
Materia: Energia solar
Viabilidade econômica
Painéis fotovoltaicos
Consumidor
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BMLLima.pdf509.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.