Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4737
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Viabilidade economico-financeira da micro e mini geração de energia fotovoltaica no Brasil: estudos de caso
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Beatriz Mendonça Loureiro
Orientador: Castro, Nivalde José de
Resumo: As fontes alternativas de energia estão cada vez mais ganhando relevância nas discussões ao redor do mundo, principalmente no que diz respeito à diversificação da matriz energética e às questões ambientais. A energia solar fotovoltaica vem se destacando principalmente devido à trajetória descendente dos custos que, somada às políticas de incentivo, tem permitido a expansão desse tipo de geração. No Brasil, a discussão em torno da energia fotovoltaica é relevante levando em conta o alto nível de irradiação solar do país, e tendo em vista a movimentação do Governo para regulamentar e implementar um sistema de incentivos para micro e mini geração solar fotovoltaica. Dessa forma, este trabalho contempla estudos de viabilidade econômico-financeira do ponto de vista do consumidor médio de seis distribuidoras brasileiras da geração de sua própria energia. Levando em conta o consumo médio e a tarifa de cada uma das distribuidoras, o resultado obtido foi de um payback descontado médio de 7,66 anos, sendo o mínimo de 6 e o máximo de 10 anos.
Palavras-chave: Energia solar
Viabilidade econômica
Painéis fotovoltaicos
Consumidor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMLLima.pdf509.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.