Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4794
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Inovação e vantagem competitiva no mercado brasileiro de limpadores de banheiro: um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Medeiros, Eduardo Loureiro de
Orientador: Possas, Maria Silvia
Resumo: Demonstra os resultados obtidos pela empresa SC Johnson com o lançamento dos produtos Gel Adesivo e Pastilha Adesiva no mercado de desinfetantes sanitários. Essa inovação foi planejada e executada com o objetivo de introduzir um novo produto no mercado que solucionasse os desconfortos dos consumidores ao manusearem o vaso sanitário. Para isso é feita a caracterização das possíveis estruturas de mercado e análise de dados de volume de vendas, participação de mercado, crescimento da firma e reações da concorrência. Foi constatado que essa inovação gerou ganhos expressivos para a companhia, e foi primordial para que a mesma fosse capaz de manter sua hegemonia no mercado de limpadores de banheiro.
Palavras-chave: Economia industrial
Microeconomia
Vantagem competitiva
Inovação
Desinfetantes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::MUDANCA TECNOLOGICA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELMedeiros.pdf451.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.