Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4819
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A mobilidade intergeracional educacional no Brasil e o papel da mãe, 1996-2014.
Author(s)/Inventor(s): Lopes, Marina Braga Goulart
Advisor: Pero, Valéria Lúcia
Abstract: Este trabalho atualiza os resultados dos estudos de mobilidade intergeracional de educação no Brasil, dando luz à hipótese da relevância do papel da mãe, bem como o do pai, na escolaridade dos filhos. A análise é realizada a partir de um estudo discricionário (GAER & MARTINEZ, 2001) dos dados de escolaridade, com base na metodologia usada em Ferreira e Veloso (2003), comparando os dados dos suplementos das PNADs de 1996 e de 2014. Além disso, foram realizados testes para três modelos de mobilidade intergeracional da literatura: o Modelo Convencional, o Modelo de Dominância Modificado e o Modelo baseado no parente de mesmo sexo (Sex-role Model). A partir da análise dos resultados, o Modelo baseado na maior transmissão a partir do parente do mesmo sexo foi rejeitado e o Modelo Convencional foi superado pelo Modelo de Dominância Modificado, que mostrou resultados significativos, tendo se adequado melhor aos dados
Keywords: Mobilidade social
Estratificação educacional
Mobilidade intergeracional
Educação - Brasil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Department : Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4819
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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