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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A mobilidade intergeracional educacional no Brasil e o papel da mãe, 1996-2014.
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Marina Braga Goulart
Tutor: Pero, Valéria Lúcia
Resumen: Este trabalho atualiza os resultados dos estudos de mobilidade intergeracional de educação no Brasil, dando luz à hipótese da relevância do papel da mãe, bem como o do pai, na escolaridade dos filhos. A análise é realizada a partir de um estudo discricionário (GAER & MARTINEZ, 2001) dos dados de escolaridade, com base na metodologia usada em Ferreira e Veloso (2003), comparando os dados dos suplementos das PNADs de 1996 e de 2014. Além disso, foram realizados testes para três modelos de mobilidade intergeracional da literatura: o Modelo Convencional, o Modelo de Dominância Modificado e o Modelo baseado no parente de mesmo sexo (Sex-role Model). A partir da análise dos resultados, o Modelo baseado na maior transmissão a partir do parente do mesmo sexo foi rejeitado e o Modelo Convencional foi superado pelo Modelo de Dominância Modificado, que mostrou resultados significativos, tendo se adequado melhor aos dados
Materia: Mobilidade social
Estratificação educacional
Mobilidade intergeracional
Educação - Brasil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

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