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http://hdl.handle.net/11422/4819
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A mobilidade intergeracional educacional no Brasil e o papel da mãe, 1996-2014. |
Autor(es)/Inventor(es): | Lopes, Marina Braga Goulart |
Tutor: | Pero, Valéria Lúcia |
Resumen: | Este trabalho atualiza os resultados dos estudos de mobilidade intergeracional de educação no Brasil, dando luz à hipótese da relevância do papel da mãe, bem como o do pai, na escolaridade dos filhos. A análise é realizada a partir de um estudo discricionário (GAER & MARTINEZ, 2001) dos dados de escolaridade, com base na metodologia usada em Ferreira e Veloso (2003), comparando os dados dos suplementos das PNADs de 1996 e de 2014. Além disso, foram realizados testes para três modelos de mobilidade intergeracional da literatura: o Modelo Convencional, o Modelo de Dominância Modificado e o Modelo baseado no parente de mesmo sexo (Sex-role Model). A partir da análise dos resultados, o Modelo baseado na maior transmissão a partir do parente do mesmo sexo foi rejeitado e o Modelo Convencional foi superado pelo Modelo de Dominância Modificado, que mostrou resultados significativos, tendo se adequado melhor aos dados |
Materia: | Mobilidade social Estratificação educacional Mobilidade intergeracional Educação - Brasil |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Unidade de producción: | Instituto de Economia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | sep-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Ciências Econômicas |
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