Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4819
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A mobilidade intergeracional educacional no Brasil e o papel da mãe, 1996-2014. |
Autor(es)/Inventor(es): | Lopes, Marina Braga Goulart |
Orientador: | Pero, Valéria Lúcia |
Resumo: | Este trabalho atualiza os resultados dos estudos de mobilidade intergeracional de educação no Brasil, dando luz à hipótese da relevância do papel da mãe, bem como o do pai, na escolaridade dos filhos. A análise é realizada a partir de um estudo discricionário (GAER & MARTINEZ, 2001) dos dados de escolaridade, com base na metodologia usada em Ferreira e Veloso (2003), comparando os dados dos suplementos das PNADs de 1996 e de 2014. Além disso, foram realizados testes para três modelos de mobilidade intergeracional da literatura: o Modelo Convencional, o Modelo de Dominância Modificado e o Modelo baseado no parente de mesmo sexo (Sex-role Model). A partir da análise dos resultados, o Modelo baseado na maior transmissão a partir do parente do mesmo sexo foi rejeitado e o Modelo Convencional foi superado pelo Modelo de Dominância Modificado, que mostrou resultados significativos, tendo se adequado melhor aos dados |
Palavras-chave: | Mobilidade social Estratificação educacional Mobilidade intergeracional Educação - Brasil |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Set-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Marina Braga Goulart Lopes.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.