Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4826
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Gestão do marketing em times de futebol – um estudo de caso do Futebol Clube Barcelona
Author(s)/Inventor(s): Silva, Pedro Luiz Sousa da
Advisor: Ferreira, Daniela Abrantes
Abstract: O Futebol Clube Barcelona é um clube espanhol da cidade de Barcelona (Catalunha ). Também é conhecido como Barcelona ou ainda pelo acrônimo FCB. Em 2010, uma pesquisa realizada pela empresa alemã Sport+Market concluiu que a torcida do Barcelona é a maior da Europa, contando com cerca de 57,8 milhões de pessoas. O Barcelona foi o primeiro clube espanhol a ganhar na mesma temporada o composto da Liga dos Campeões , da Copa do Rei da Espanha e da La Liga . O Barcelona é uma das marcas mais conhecidas do planeta. E o clube viu sua marca dobrar de valorização nos últimos anos, quando o clube adotou uma postura profissional e iniciou uma série de mudanças que possibilitaram ações estratégicas de marketing que visavam aumentar o poder da marca, fidelizar os torcedores, valorizar as dependências e as ações do clube, e aumentar receita. Com as diversas ações de marketing, o FC Barcelona virou um modelo de sucesso tanto para empresas quanto para clubes ao redor do mundo. O objetivo do trabalho é justamente compreender as principais ações e o modelo de gestão de marketing de um clube – O Futebol Clube Barcelona - reconhecido como exemplo pela sua forma de administração, comparando-o com os principais clubes brasileiros, visando a sugerir mudanças no seu modelo de gestão de marketing.
Keywords: Futebol Clube Barcelona
Marketing
Gestão de Marketing
Clubes de futebol
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jan-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLSSilva.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.