Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4882
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A construção da cidadania infanto juvenil em perspectiva: um olhar para Fundação Darcy Vargas – Casa do Pequeno Jornaleiro
Autor(es)/Inventor(es): Azevedo, Vanessa Jardim de
Tutor: Garcia, Joana Angélica Barbosa
Resumen: A presente monografia encerra um conjunto de estudos realizado ao longo do curso de Serviço Social. Discute sobre o processo de institucionalização e trabalho infantil ao longo da história, considerando o teor moral, dignificador e regenerador desses recursos para a intervenção do Estado e da sociedade em si ao logo da história. Acentua a importância da Fundação Darcy Vargas – Casa do Pequeno Jornaleiro na atenção a infância e nos meandros da assistência social brasileira até a atualidade desta como direito. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica sobre os temas: institucionalização de crianças no Brasil e cidadania infanto-juvenil, combinada com a observação sistemática, realizada durante o ano de estágio na instituição. Este estudo permitiu considerar que, apesar dos grandes avanços na legislação no que tange a infância e juventude, ainda se faz necessário a mudança na mentalidade e forma de intervenção do Estado e da sociedade civil para melhor incorporar este segmento em bens, serviços, e programas voltados para sua socialização saudável, digna e respeitosa.
Materia: Assistência a menores
Cidadania
Trabalho infantil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-oct-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : AZEVEDO, Vanessa Jardim de. A construção da cidadania infanto juvenil em perspectiva: um olhar para Fundação Darcy Vargas – Casa do Pequeno Jornaleiro. 2015. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VJAzevedo.pdf612.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.