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http://hdl.handle.net/11422/4888
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Gênero educação e direitos humanos: Malala Yousafzai e a defesa do direito das meninas ao ensino escolar |
Autor(es)/Inventor(es): | Araújo, Déborah Abreu de |
Orientador: | Costa, Cristiane Henriques |
Resumo: | Obstrução à educação de meninas, casamento infantil e violência sexual são apenas alguns dos problemas gerados pelo fundamentalismo teocrático e pela manutenção de costumes tribais no Oriente Médio. Nesse contexto, a jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai aparece como representante da luta pelos direitos de todas as crianças, principalmente as meninas, ao ensino escolar. Essa é uma reinvindicação básica para a transformação social. Este trabalho propõe discutir a importância da educação e as questões de gênero a partir da leitura de diversos autores, bem como pelo monitoramento desses assuntos na mídia. Além disso, esse estudo busca compreender e explicar as condições que permitiram eleger Malala Yousafzai como símbolo da causa das meninas. |
Palavras-chave: | Ativismo Educação Gênero Meninas |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Unidade produtora: | Escola de Comunicação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2-Dez-2014 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ARAUJO, Déborah Abreu de. Gênero educação e direitos humanos: Malala Yousafzai e a defesa do direito das meninas ao ensino escolar. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Aparece nas coleções: | Comunicação - Jornalismo |
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