Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4891
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A disputa política por espaço editorial nas páginas de opinião do O Globo: análise do caso Freixo e Santiago Andrade
Author(s)/Inventor(s): Andriolo, Eric Veiga
Advisor: Sodré, Muniz
Co-advisor: Nóra, Gabriela
Abstract: Analisa os discursos publicados nas páginas do jornal O Globo sobre a morte do cinegrafista Santiago Andrade e o suposto envolvimento do deputado estadual Marcelo Freixo no caso. Procura-se estudar as relações entre os campos da mídia e da política e o papel da cultura de rede em construir engajamento contra-hegemônico. Para tanto, a pesquisa utiliza revisão bibliográfica sob perspectivas históricas e teóricas da relação do jornalismo com as transformações políticas na sociedade. O projeto inclui também a análise gráfica das páginas de opinião do jornal O Globo, a entrevista com o ex-editorialista e redator do jornal O Globo Berilo Vargas, além de análise da cobertura realizada pelo jornal sobre o caso entre os dias 7 e 20 de fevereiro de 2014 e exemplificações de conteúdo virtual publicado na Web, no mesmo período. A pesquisa explora as estratégias possíveis para a conquista o espaço midiático pelo discurso político e o potencial da mídia digital como ambiente propício para mobilização política nesse sentido.
Keywords: Mídia social
O Globo
Discurso político
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ANDRIOLO, Eric Veiga. A disputa política por espaço editorial nas páginas de opinião do O Globo: análise do caso Freixo e Santiago Andrade. 2014. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EAndriolo.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.