Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4891
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A disputa política por espaço editorial nas páginas de opinião do O Globo: análise do caso Freixo e Santiago Andrade
Autor(es)/Inventor(es): Andriolo, Eric Veiga
Tutor: Sodré, Muniz
Tutor : Nóra, Gabriela
Resumen: Analisa os discursos publicados nas páginas do jornal O Globo sobre a morte do cinegrafista Santiago Andrade e o suposto envolvimento do deputado estadual Marcelo Freixo no caso. Procura-se estudar as relações entre os campos da mídia e da política e o papel da cultura de rede em construir engajamento contra-hegemônico. Para tanto, a pesquisa utiliza revisão bibliográfica sob perspectivas históricas e teóricas da relação do jornalismo com as transformações políticas na sociedade. O projeto inclui também a análise gráfica das páginas de opinião do jornal O Globo, a entrevista com o ex-editorialista e redator do jornal O Globo Berilo Vargas, além de análise da cobertura realizada pelo jornal sobre o caso entre os dias 7 e 20 de fevereiro de 2014 e exemplificações de conteúdo virtual publicado na Web, no mesmo período. A pesquisa explora as estratégias possíveis para a conquista o espaço midiático pelo discurso político e o potencial da mídia digital como ambiente propício para mobilização política nesse sentido.
Materia: Mídia social
O Globo
Discurso político
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-dic-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ANDRIOLO, Eric Veiga. A disputa política por espaço editorial nas páginas de opinião do O Globo: análise do caso Freixo e Santiago Andrade. 2014. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EAndriolo.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.