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dc.contributor.advisorPondé, João Luiz Simas Pereira de Souza-
dc.contributor.authorSantos, Sarah Nicolau dos-
dc.date.accessioned2018-09-05T20:31:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:15Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4893-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectZarapt_BR
dc.subjectIndústria da modapt_BR
dc.subjectNeo-schumpeterianapt_BR
dc.subjectMercado da modapt_BR
dc.subjectArranjos institucionaispt_BR
dc.titleA dinâmica de inovação no mercado de moda e o caso Zara: uma análise Neo-Schumpeterianapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3415371061361089pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se dedica a discursar sobre o fenômeno da moda e a natureza de inovação cíclica em sua indústria. Em princípio, procurou-se discorrer sobre as características do mercado de moda e as motivações para que este funcione centrado no nascimento e substituição sazonal das tendências de moda. À luz da teoria evolucionária schumpeteriana e neoschumpeteriana, verificou-se de que forma as empresas se organizam nessa dinâmica, suas possíveis estratégias diante do processo competitivo e quais capacidades produtivas poderiam ajuda-las, ainda que adotassem uma posição de seguidoras. Por fim, foi feito um estudo de caso da empresa Zara e do modelo fast fashion, ilustrando a aplicação de arranjos institucionais e ativos complementares inovadores voltados para uma estratégia de imitação de produto, um modelo adaptado ao mercado de moda e as características de sua demanda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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