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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A dinâmica de inovação no mercado de moda e o caso Zara: uma análise Neo-Schumpeteriana
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Sarah Nicolau dos
Orientador: Pondé, João Luiz Simas Pereira de Souza
Resumo: Este trabalho se dedica a discursar sobre o fenômeno da moda e a natureza de inovação cíclica em sua indústria. Em princípio, procurou-se discorrer sobre as características do mercado de moda e as motivações para que este funcione centrado no nascimento e substituição sazonal das tendências de moda. À luz da teoria evolucionária schumpeteriana e neoschumpeteriana, verificou-se de que forma as empresas se organizam nessa dinâmica, suas possíveis estratégias diante do processo competitivo e quais capacidades produtivas poderiam ajuda-las, ainda que adotassem uma posição de seguidoras. Por fim, foi feito um estudo de caso da empresa Zara e do modelo fast fashion, ilustrando a aplicação de arranjos institucionais e ativos complementares inovadores voltados para uma estratégia de imitação de produto, um modelo adaptado ao mercado de moda e as características de sua demanda.
Palavras-chave: Zara
Indústria da moda
Neo-schumpeteriana
Mercado da moda
Arranjos institucionais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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