Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/491
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado
Autor(es)/Inventor(es): Pestana, Elisa Ramone
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: O trabalho explora as funções do agente literário no mercado editorial e analisa a expansão relativamente recente dessa profissão no Brasil a partir de uma reflexão sobre a dinâmica do mercado literário como um todo. Esta pesquisa discute as dificuldades de um mercado que precisa transformar a arte em seu principal produto e dele tirar frutos econômicos sem que haja uma perda completa do seu valor simbólico. Entre potencial comercial e artístico, todos os envolvidos no meio editorial assumem uma posição no campo que orienta também suas escolhas futuras – o que escrever, o que ler, o que publicar. Considerando o ajustamento entre autor, obra, editora e público um fator determinante para o sucesso de qualquer empreendimento editorial, o estudo destaca as agências literárias como intermediárias legítimas nessa conexão sensível entre autores e editoras.
Palavras-chave: Produção editorial
Literatura
Mercado editorial
Mercado literário
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jun-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PESTANA, Elisa Ramone. A literatura como produto: o papel das agências literárias no mercado. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_literatura_como_produto_Final.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.