Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4959
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A questão da qualidade na crítica musical online |
| Author(s)/Inventor(s): | Felix, Beatriz de Carvalho |
| Advisor: | Coutinho, Eduardo Granja |
| Abstract: | Apresenta uma análise da crítica musical como gênero jornalístico e das especificidades de sua veiculação atual por meios digitais. O objetivo dessa pesquisa é identificar quais critérios de valoração artística e musical os críticos que atuam em sites utilizam para descrever e avaliar a música quanto à sua qualidade, bem como quais estratégias linguísticas são utilizadas por esses críticos para passar os critérios de qualidade ao leitor. Um estudo sobre o discurso das resenhas do site brasileiro especializado em jornalismo musical Monkeybuzz, com textos publicados nos três primeiros meses de 2014, serve como exemplo sobre a crítica online. Para fundamentar essa análise, são apresentados conceitos de valoração estética social da música, o lugar da produção musical em relação à indústria cultural e um breve histórico da crítica musical impressa no Brasil. |
| Keywords: | Crítica musical Gêneros jornalísticos Análise do discurso |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
| Production unit: | Escola de Comunicação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 9-Dec-2014 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | FELIX, Beatriz de Carvalho. A questão da qualidade na crítica musical online. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
| Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| BFelix.pdf | 574.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.