Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4959
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A questão da qualidade na crítica musical online
Autor(es)/Inventor(es): Felix, Beatriz de Carvalho
Orientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: Apresenta uma análise da crítica musical como gênero jornalístico e das especificidades de sua veiculação atual por meios digitais. O objetivo dessa pesquisa é identificar quais critérios de valoração artística e musical os críticos que atuam em sites utilizam para descrever e avaliar a música quanto à sua qualidade, bem como quais estratégias linguísticas são utilizadas por esses críticos para passar os critérios de qualidade ao leitor. Um estudo sobre o discurso das resenhas do site brasileiro especializado em jornalismo musical Monkeybuzz, com textos publicados nos três primeiros meses de 2014, serve como exemplo sobre a crítica online. Para fundamentar essa análise, são apresentados conceitos de valoração estética social da música, o lugar da produção musical em relação à indústria cultural e um breve histórico da crítica musical impressa no Brasil.
Palavras-chave: Crítica musical
Gêneros jornalísticos
Análise do discurso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FELIX, Beatriz de Carvalho. A questão da qualidade na crítica musical online. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4959
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BFelix.pdf574,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.