Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4982
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência das ações de marketing da Indústria Farmacêutica na prática clínica do médico
Author(s)/Inventor(s): Leibel, Gabriel Ferreira
Advisor: Leite, Valdecy Faria
Abstract: Esta pesquisa buscou analisar a influência das ações de marketing da indústria farmacêutica na prática clínica do médico. Para tanto, através de pesquisa qualitativa, foi utilizado como base um referencial teórico e entrevistas semi-estruturadas com quatro médicos de especialidades diferentes, com CRM ativo do Rio de Janeiro – RJ. A análise dos dados obtidos foi feita levando em consideração os seguintes tópicos: 1) relacionamento; 2) segmentação e freqüência; 3) ferramentas influenciadoras; 4) ética. Através da análise das entrevistas e dos dados recolhidos, foi possível identificar o papel influenciador das ações de marketing no hábito prescritivo do médico, mesmo que em alguns casos os entrevistados tenham afirmado não sofrer esta influência. Desta forma, este estudo contribui para determinar o papel da indústria farmacêutica e suas práticas promocionais na conduta médica e suas implicações no tratamento oferecido aos pacientes.
Keywords: Indústria farmacêutica
Marketing
Conduta médica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFLeibel.pdf411.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.