Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4982
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência das ações de marketing da Indústria Farmacêutica na prática clínica do médico
Autor(es)/Inventor(es): Leibel, Gabriel Ferreira
Orientador: Leite, Valdecy Faria
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar a influência das ações de marketing da indústria farmacêutica na prática clínica do médico. Para tanto, através de pesquisa qualitativa, foi utilizado como base um referencial teórico e entrevistas semi-estruturadas com quatro médicos de especialidades diferentes, com CRM ativo do Rio de Janeiro – RJ. A análise dos dados obtidos foi feita levando em consideração os seguintes tópicos: 1) relacionamento; 2) segmentação e freqüência; 3) ferramentas influenciadoras; 4) ética. Através da análise das entrevistas e dos dados recolhidos, foi possível identificar o papel influenciador das ações de marketing no hábito prescritivo do médico, mesmo que em alguns casos os entrevistados tenham afirmado não sofrer esta influência. Desta forma, este estudo contribui para determinar o papel da indústria farmacêutica e suas práticas promocionais na conduta médica e suas implicações no tratamento oferecido aos pacientes.
Palavras-chave: Indústria farmacêutica
Marketing
Conduta médica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFLeibel.pdf411.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.