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http://hdl.handle.net/11422/5008
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gerheim, Fernando Souza | - |
dc.contributor.author | Gorgulho, Victor Lisboa | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-14T20:37:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:57Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-11 | - |
dc.identifier.citation | GORGULHO, Victor Lisboa. MAM RJ abril de 1967: a exposição "Nova objetividade brasileira", suas raízes e seus ecos. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5008 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Museu de Arte Moderna | pt_BR |
dc.subject | Exposição artística | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.title | MAM RJ abril de 1967: a exposição "Nova objetividade brasileira", suas raízes e seus ecos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6249323629229812 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maciel, Katia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8100404916721779 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 | pt_BR |
dc.description.resumo | Procura recuperar a memória acerca da exposição de artes plásticas “Nova Objetividade Brasileira”, acontecida em abril de 1967, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Organizada pelo artista Hélio Oiticica, a exposição ocupa um lugar de importância na história da arte brasileira por funcionar como um balanço das correntes de vanguarda então presentes na arte do país. Para aprofundar-se nas raízes da exposição, são analisados desde o cenário cultural brasileiro da década de 50 e 60, com os movimentos concreto, neoconcreto, as exposições “Opinião” e o trabalho individual de artistas como Oiticica e Lygia Clark. Em relação aos ecos gerados posteriormente pela mostra, são de análises necessárias, também realizadas neste estudo, o movimento tropicalista, o cenário de vanguarda da arte brasileira na década de 70 e a influência gerada pela exposição em artistas que iniciaram suas pesquisas artísticas na década de 90. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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