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dc.contributor.advisorGerheim, Fernando Souza-
dc.contributor.authorGorgulho, Victor Lisboa-
dc.date.accessioned2018-09-14T20:37:35Z-
dc.date.available2018-09-16T03:00:11Z-
dc.date.issued2014-12-11-
dc.identifier.citationGORGULHO, Victor Lisboa. MAM RJ abril de 1967: a exposição "Nova objetividade brasileira", suas raízes e seus ecos. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5008-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseu de Arte Modernapt_BR
dc.subjectExposição artísticapt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.titleMAM RJ abril de 1967: a exposição "Nova objetividade brasileira", suas raízes e seus ecospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6249323629229812pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Katia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8100404916721779pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510363787054390pt_BR
dc.description.resumoProcura recuperar a memória acerca da exposição de artes plásticas “Nova Objetividade Brasileira”, acontecida em abril de 1967, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Organizada pelo artista Hélio Oiticica, a exposição ocupa um lugar de importância na história da arte brasileira por funcionar como um balanço das correntes de vanguarda então presentes na arte do país. Para aprofundar-se nas raízes da exposição, são analisados desde o cenário cultural brasileiro da década de 50 e 60, com os movimentos concreto, neoconcreto, as exposições “Opinião” e o trabalho individual de artistas como Oiticica e Lygia Clark. Em relação aos ecos gerados posteriormente pela mostra, são de análises necessárias, também realizadas neste estudo, o movimento tropicalista, o cenário de vanguarda da arte brasileira na década de 70 e a influência gerada pela exposição em artistas que iniciaram suas pesquisas artísticas na década de 90.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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