Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5008
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: MAM RJ abril de 1967: a exposição "Nova objetividade brasileira", suas raízes e seus ecos
Autor(es)/Inventor(es): Gorgulho, Victor Lisboa
Orientador: Gerheim, Fernando Souza
Resumo: Procura recuperar a memória acerca da exposição de artes plásticas “Nova Objetividade Brasileira”, acontecida em abril de 1967, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Organizada pelo artista Hélio Oiticica, a exposição ocupa um lugar de importância na história da arte brasileira por funcionar como um balanço das correntes de vanguarda então presentes na arte do país. Para aprofundar-se nas raízes da exposição, são analisados desde o cenário cultural brasileiro da década de 50 e 60, com os movimentos concreto, neoconcreto, as exposições “Opinião” e o trabalho individual de artistas como Oiticica e Lygia Clark. Em relação aos ecos gerados posteriormente pela mostra, são de análises necessárias, também realizadas neste estudo, o movimento tropicalista, o cenário de vanguarda da arte brasileira na década de 70 e a influência gerada pela exposição em artistas que iniciaram suas pesquisas artísticas na década de 90.
Palavras-chave: Museu de Arte Moderna
Exposição artística
Artes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GORGULHO, Victor Lisboa. MAM RJ abril de 1967: a exposição "Nova objetividade brasileira", suas raízes e seus ecos. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

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