Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5008
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : MAM RJ abril de 1967: a exposição "Nova objetividade brasileira", suas raízes e seus ecos
Autor(es)/Inventor(es): Gorgulho, Victor Lisboa
Tutor: Gerheim, Fernando Souza
Resumen: Procura recuperar a memória acerca da exposição de artes plásticas “Nova Objetividade Brasileira”, acontecida em abril de 1967, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Organizada pelo artista Hélio Oiticica, a exposição ocupa um lugar de importância na história da arte brasileira por funcionar como um balanço das correntes de vanguarda então presentes na arte do país. Para aprofundar-se nas raízes da exposição, são analisados desde o cenário cultural brasileiro da década de 50 e 60, com os movimentos concreto, neoconcreto, as exposições “Opinião” e o trabalho individual de artistas como Oiticica e Lygia Clark. Em relação aos ecos gerados posteriormente pela mostra, são de análises necessárias, também realizadas neste estudo, o movimento tropicalista, o cenário de vanguarda da arte brasileira na década de 70 e a influência gerada pela exposição em artistas que iniciaram suas pesquisas artísticas na década de 90.
Materia: Museu de Arte Moderna
Exposição artística
Artes
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GORGULHO, Victor Lisboa. MAM RJ abril de 1967: a exposição "Nova objetividade brasileira", suas raízes e seus ecos. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VGorgulho.pdf506.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.