Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5023
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O grito que vem das ruas: uma análise da cobertura midiática do Jornal Nacional e da Mídia Ninja durante os protestos da Copa das Confederações
Autor(es)/Inventor(es): Fontanetto, Renata Maria Borges
Orientador: Tucherman, Ieda
Coorientador: Burrowes, Patricia Cecilia
Resumo: Analisa a relação entre jornalismo tradicional e jornalismo alternativo através das manifestações de junho de 2013, que ficaram conhecidas como Jornadas de Junho. Tendo como foco a cidade do Rio de Janeiro, a metodologia incluiu um fundamento bibliográfico sobre a cultura de redes e as novas lutas globais, bem como uma análise de conteúdo de vídeo sobre a cobertura da mídia durante a Copa das Confederações, realizada entre os dias 15 e 30 de junho no Brasil. A análise é referente à Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), coletivo “midialivrista” que explodiu no calor dos protestos, e o Jornal Nacional da TV Globo, telejornal mais assistido pela população brasileira. Este artigo também pretende contribuir com uma reflexão sobre um novo tipo de jornalismo e modelo de narrativa, protagonizado pela Mídia Ninja, em que se destacam ideais de midialivrismo, livre fluxo de conhecimento, ativismo hacker e a internet como meio potencializador de oportunidades. Esse jornalismo desafia o jornalismo clássico das redações de jornal, trazendo multiplicidade e criatividade dentro do cenário das novas mídias.
Palavras-chave: Manifestações de rua
Linguagem jornalística
Jornalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FONTANETTO, Renata Maria Borges. O grito que vem das ruas: uma análise da cobertura midiática do Jornal Nacional e da Mídia Ninja durante os protestos. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5023
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFontanetto.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.