Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5029
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As estratégias do Google e da General Motors para o carro autônomo
Author(s)/Inventor(s): Gouvêa, Breno Vieira de
Advisor: Prochnik, Victor
Abstract: O presente trabalho discute as estratégias empresariais que estão sendo desenhadas em torno do advento dos carros autônomos. A investigação foi feita com foco no comportamento do Google e da General Motors e utilizou como base o modelo de análise VRIO, proposto por Barney e Hesterly (2012). Tal modelo procura definir a posição competitiva das empresas em função dos recursos e competências que cada uma possui. Além disso, diversas possibilidades estratégicas serão abordadas, entre elas: o uso de alianças estratégicas, o horizonte temporal escolhido para realizar a transição e a maneira pela qual as empresas estão explorando seus diferentes recursos. Ao final, concluiu-se que o Google deverá ser o pioneiro do mercado de carros autônomos e se posicionar em vantagem competitiva sustentável no setor. As principais razões seriam o seu conhecimento tecnológico, capacidade de inovação, sinergia entre empreendimentos e importantes recursos humanos e organizacionais. A General Motors, por sua vez, passará por um processo mais longo já que grande parte do projeto se baseia em alianças estratégicas para incorporação de conhecimento tecnológico. Contudo, ao aliar sua expertise no desenvolvimento de automóveis com as parcerias em curso, deverá ser capaz de se sobressair no mercado e fazer parte do seleto grupo que deverá oferecer carros autônomos no futuro.
Keywords: Carros autônomos
Google
General Motors
Indústria automobilística
Vantagem competitiva
Estratégia empresarial
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Department : Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.