Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5046
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Otimização dos procedimentos utilizados e adequações necessárias para o apoio à tomada de decisão dentro da gerência de transportes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Autor(es)/Inventor(es): Name, Marco Antonio Clement
Orientador: Coutinho, Maria Teresa Correia
Resumo: As organizações e sistemas e métodos integrados à informática (OS&M) podem levar as organizações a alcançarem seus objetivos de eficiência e eficácia. O profissional de OS&M é responsável por atuar na estrutura da empresa, mantendo a visão sistêmica. Uma das contribuições da OS&M é fornecer, através da análise, um fluxo de informações mais eficiente além de verificar a qualidade do trabalho, seu rendimento, eficiência, eficácia, produtividade e minimizar tensões internas. Para Araújo (2008), as etapas da análise da distribuição do trabalho dentro da OS&M passa pela identificação das tarefas individuais, pelo agrupamento das tarefas semelhantes em atividades/serviços para assim, poder montar o quadro de distribuição do trabalho e realizar a análise. Ele também destaca a necessidade de facilitar o fluxo de informações, uniformizar os procedimentos, centralizar controles, promover a criação e desenvolvimento de formulários, fixar padrões para projeto e compatibilizar sua ação com as expectativas dos funcionários. Atualmente, a tomada de decisão dentro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ) não está otimizada, já que há diversos fatores que interferem na análise do todo. O presente estudo visa analisar as práticas presentes de OSM dentro de um órgão público, objetivando propor o uso de ferramentas de informática disponíveis para a tomada de decisões operacionais dentro da gerência de Transportes do MPE-RJ. Assim, tentar com isso, contribuir para a melhoria a gestão do sistema de transportes de um órgão público. Com o objetivo de criar modelos que facilitassem a tomada de decisão, este estudo se propõe a apresentar os resultados das modificações. Após o estudo preliminar realizado algumas planilhas de controle foram adequadas seguindo o modelo de organizações e sistemas e métodos integrados à informática (OSM) dentro da gerência de Transportes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Organização de Sistemas e Métodos
Rio de Janeiro
Tomada de decisão
Gerência de transportes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACName.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.