Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5054
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A fantástica fábrica de administradores: a educação a serviço da indústria do management
Autor(es)/Inventor(es): Nolasco, Luiza Marques
Orientador: Carvalho, José Luis Felício
Resumo: A proposta deste estudo é apresentar uma reflexão de como a estrutura curricular e a abordagem de ensino dos cursos de graduação em administração no Brasil podem influenciar na formação do pensamento crítico do administrador e como isso repercute na demanda por modismos gerenciais e artefatos da indústria do management. A intenção do esforço de pesquisa é evidenciar que a atual fragmentação do ensino da administração nas instituições brasileiras de ensino superior está resultando na produção de conhecimentos técnicos efêmeros e indivíduos inseguros, com capacidade limitada de compreender o mundo e lidar com mudanças. A falta de conhecimentos críticos sólidos, provocada por esse tipo de abordagem, abre espaço para a atuação dos agentes da indústria do management, que, suportados pelos valores da cultura do management e pelas estruturas da sociedade pós-moderna, lançam freqüentemente novos modelos de gestão em forma de inovações e fórmulas mágicas para todos de problemas. Adotados e abandonados em velocidade acelerada pelas organizações, os novos modelos de gestão tornam-se rapidamente modismos descartáveis, podendo comprometer a sustentabilidade do negócio. Num mundo complexo e acelerado, marcado por constantes mudanças, pela hipercompetição, pela sedução do espetáculo e pelo domínio da mídia, o administrador deve ser preparado para lidar com o inusitado de forma crítica e criativa e não estar fadado à reprodução de técnicas e operação de atividades puramente operacionais. Por esses motivos, este ensaio teórico procura discutir a necessidade de abordagens interdisciplinares e problematizadoras no ensino da administração, a fim de formar indivíduos críticos e questionadores que compreendam melhor a realidade em que se situam e possam atuar sobre ela com espírito transformador.
Palavras-chave: Administração - Ensino
Modismos gerenciais
Fragmentação
Interdisciplinaridade
Pensamento crítico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5054
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMNolasco.pdf432 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.