Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5092
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Impactos da sustentabilidade no lançamento de produtos e no comportamento do consumidor: um estudo de caso sobre a Osklen
Author(s)/Inventor(s): Soares, Carla Christina Belo
Advisor: Leite, Valdecy Faria
Abstract: Devido às mudanças climáticas e aos problemas ambientais cada vez mais graves e perceptíveis, a sustentabilidade tem constituído um dos temas mais debatidos dos últimos anos. Portanto, consumidores estão mais preocupados e exigentes. Isto faz com que caiba às empresas, neste momento, garantir que seus produtos sejam desenvolvidos de modo ecologicamente correto. Sendo assim, as questões ambientais devem ser consideradas em todas as etapas, desde a obtenção de matérias-primas até o descarte das embalagens. O presente trabalho pretendeu estudar as consequências da preocupação ambiental no lançamento de produtos pelas empresas e como tais atitudes empresariais são vistas pelos consumidores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de marketing que objetivou constatar se o lançamento de uma linha de acessórios confeccionados exclusivamente com materiais ecológicos seria ou não bem aceita pelos consumidores da marca Osklen, a qual é reconhecida por seu envolvimento com a causa ambiental. Deste modo, desejou-se perceber se atributos intangíveis como marca e status foram capazes de gerar valor mesmo com o fato de materiais que poderiam ser considerados como de baixo valor terem sido utilizados na confecção dos produtos.
Keywords: Sustentabilidade
Osklen
Pesquisa de marketing
Comportamento do consumidor
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCBSoares.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.