Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5109
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O comércio analógico versus o comércio virtual de música: o fenômeno da "cauda longa"
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Cristiane Salles
Orientador: Castro, Nivalde José de
Resumo: O surgimento da internet, por trazer novas formas de comunicação e principalmente devido à sua velocidade de crescimento, muda a forma de conceber e realizar os negócios, permitindo o delineamento de um novo modelo na economia do entretenimento e meios de comunicação. O comércio virtual, que surge com o advento da internet, possui características muito distintas do comércio analógico ou tradicional, principalmente no que diz respeito à estrutura de custos e conseqüente possibilidade de oferta de bens e geração de lucro. Tendo em vista este fato, foi realizada uma análise do impacto da internet no comércio de bens, especialmente no comércio de música digital, tendo como foco analítico o fenômeno da “Cauda Longa” e seus resultados econômicos no mercado fonográfico mundial e brasileiro.
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Comércio de música
Comércio analógico
Análise de custos
Internet
Economia do entretenimento
Mercado fonográfico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSGomes.pdf473.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.