Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5156
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Reativações neotectômicas ao longo de zonas de cisalhamento neoproterozóicas na região do médio Vale do Paraíba do Sul, entre Volta Redonda (RJ) e Bananal (SP)
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Leonardo Corrêa
Tutor: Mello, Claudio Limeira
Resumen: Este trabalho tem por objetivo contribuir para a compreensão dos mecanismos tectônicos que atuaram na região do médio vale do rio Paraíba do Sul durante o Cenozóico, principalmente no que se refere à questão de reativações das zonas de cisalhamento neoproterozóicas. A área estudada corresponde ao compartimento topográfico limitado pelas zonas de cisalhamento de Taxaquara (ou Arrozal) e de Valença (ou Arapeí), ambas com orientação NE-SW, no qual estão situadas a bacia sedimentar cenozóica de Volta Redonda e a bacia hidrográfica do rio do Bananal. Foi confeccionado um mapa de lineamentos e um mapa hipsométrico, ambos em escala 1:250.000, com base em modelo digital de elevação. Estes mapas orientaram a coleta de dados de estruturas rúpteis afetando os depósitos cenozóicos e no embasamento alterado, priorizando os pares falhas/estrias. Os dados estruturais foram classificados quanto ao tipo e orientação das estruturas e unidades estratigráficas afetadas, para análise dos campos de paleotensões. Nas proximidades de faixas de cisalhamento neoproterozóicas que limitam o compartimento estudado, foram documentadas falhas com direções NE-SW a ENE-WSW afetando os depósitos cenozóicos, e falhas com direções NW-SE relacionadas a lineamentos aproximadamente ortogonais ao padrão estrutural predominante. Os resultados da análise de paleotensões indicam que as falhas medidas estão relacionadas a regimes de transcorrência dextral E-W e extensão NW-SE, permitindo interpretar ao menos duas fases de reativação neotectônica que afetaram essas grandes estruturas, correlacionáveis com aquelas descritas na literatura. As zonas de fraqueza comportaram-se como falhas do tipo P, no primeiro caso, e como falhas trativas no segundo caso.
Materia: Neotectônica
Tectônica ressurgente
Médio vale do Rio Paraíba do Sul
Zonas de Cisalhamento
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GOMES, L.C.pdf7.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.