Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5189
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise Estratigráfica de Alta Resolução no intervalo do limite formacional Longá/Poti (Neodevoniano/Eocarbonífero) em testemunhos de sondagem da Bacia do Parnaíba
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Gustavo Lobato
Tutor: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Resumen: O estudo objetiva a análise detalhada de fácies do intervalo no limite entre as formações Longá e Poti (Neodevoniano/Eocarbonífero) com base 270 m de testemunhos de sondagem descritos dos poços 1-UN-04-PI e 1-UN-24-PI (Projeto Carvão da Bacia do Parnaíba, DNPM/CPRM), com a finalidade de testar modelos estratigráficos alternativos para a definição de seqüências deposicionais de alta freqüência (alta definição), como forma de contribuir para o conhecimento geológico exploratório de hidrocarbonetos na bacia do Parnaíba. Os resultados apontaram para a identificação de 13 fácies sedimentares (10 lito- e 3 icnofácies), agrupadas em 9 sucessões de fácies, as quais permitiram o reconhecimento de sistemas deposicionais glácio-marinho, marinho raso dominado por ondas e flúviodeltaicos (frente deltaica e prodelta) dominados por ondas. A análise das sucessões de fácies permitiu a caracterização de superfícies estratigráficas de regressão forçada (discordantes) de várias naturezas e ordens, que, por sua vez, permitiram a caracterização de duas seqüências de 3ª ordem, limitadas por uma superfície de erosão subaérea, nas quais se inserem outras de menor ordem (4ª/5ª ordem?). Sugere-se a superfície de discordâcia subaérea, que limita as seqüências de 3ª ordem, como o limite formacional envolvido. O modelo estratigráfico aponta para a evolução deposicional em um contexto de rebound isostático e permite especular a existência de corpos de arenito isolados ao centro da bacia, correlatos ao intervalo estudado, potenciais reservatórios.
Materia: Bacia do Parnaíba
Exploração de Petróleo
Formação Longá
Formação Poti
Devoniano
Carbonífero
Regressão Forçada
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ene-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOARES, G.L.pdf10.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.