Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5194
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os condicionantes internos e externos para a compreensão dos rumos e viabilidade das políticas cambial e monetária a partir da primeira década republicana: 1889-1906
Autor(es)/Inventor(es): Cupello, Natália Cíntia
Tutor: Freitas Filho, Almir Pita
Resumen: Durante a primeira década republicana, o Brasil vivenciou as experiências da heterodoxia e da ortodoxia. O primeiro extremo ocorreu a partir da gestão do primeiro Ministro da Fazenda, Rui Barbosa (1889–1991), quando o expansionismo monetário foi levado às últimas conseqüências. A desvalorização cambial e a inflação que sucederam essas medidas foram vistas como conseqüências do excesso de emissão. Sob essa perspectiva, o extremo ortodoxo figurou-se a partir de 1898, enfatizando políticas estabilizadoras sinalizadas pela austeridade fiscal e monetária, o que culminaria no retorno ao padrão-ouro em 1906. O objetivo deste trabalho consiste em contrastar essa visão tradicional, refletida nas medidas adotadas a partir de 1898 para contorno da crise, com aspectos concretos da economia brasileira no período. Esses aspectos evidenciam características conjunturais e estruturais que limitam a veracidade da interpretação que atribui a causalidade direta do expansionismo monetário para a inflação, assim como tornam questionável a viabilidade em longo prazo das alternativas ortodoxa voltadas para o comprometimento com a rigidez monetária e fiscal.
Materia: Crise econômica
Política fiscal
Teoria dos jogos
Aborgagem corporativa
Negociações sindicais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NCCupello.pdf287.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.