Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5203
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo comparativo de testemunhas na região nordeste da Baía de Guanabara, com base em foraminíferos bentônicos
Autor(es)/Inventor(es): Abreu, Kelly Cristine Costa de
Tutor: Vilela, Claudia Guterres
Resumen: Este trabalho analisa um testemunho e realiza um estudo comparativo desses resultados com aqueles oriundos da análise de outros dois testemunhos já estudados, todos provenientes da região nordeste da baía de Guanabara. Essa baía recebe atualmente um grande aporte de dejetos industriais e domésticos, que contribuem para a sua degradação ambiental. A análise e comparação dos testemunhos foram feito com base em foraminíferos, microorganismos muito sensíveis tanto a mudanças ambientais quanto antropogênicas, sendo por isso utilizado como indicadores de poluição. Os testemunhos estudados possuem diferentes comprimentos e foram subamostrados em intervalos centimétricos. O tratamento laboratorial seguiu a metodologia específica para foraminíferos. Os resultados obtidos demonstraram baixos valores de diversidade nos testemunhos e valores de abundância maiores nas amostras mais profundas dos testemunhos e menores nas amostras da superfície. As espécies encontradas nos testemunhos foram Ammonia tepida, Elphidium sp. e Buliminella elegantissima e o padrão de distribuição das espécies demonstra a influência da poluição humana em direção ao topo dos testemunhos. Os resultados das análises de 14 C realizadas em dois dos testemunhos estudados (T8 e T14) refletem o impacto antrópico que a baía vem sofrendo nos últimos 500 anos.
Materia: Foraminíferos
Baía de Guanabara
Caracterização Ambiental
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ABREU, K.C.C.pdf943.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.