Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5234
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A campanha antiestatização (1974-1976): análise do seu desencadeamento, participantes e motivações.
Autor(es)/Inventor(es): Fraiz, Pedro Daflon
Orientador: Freitas Filho, Almir Pita
Resumo: O trabalho pretende analisar as características determinantes da Campanha Antiestatização (1974-76) ocorrida durante o governo Geisel (1974-78). O movimento foi encampado por determinados segmentos das classes dominantes sob a bandeira da luta contra o excesso de intervenção estatal na economia. Apesar de ser um episódio que ainda conta com pouca bibliografia específica, diversos analistas do período apresentam idéias divergentes no que tange a algumas das principais características do movimento. Entre estas, destacam-se as posições contrárias em relação aos principais responsáveis pelo desencadeamento da campanha e os principais setores e segmentos participantes e suas motivações. Dessa forma, no trabalho serão apontadas essas divergências entre autores, com destaque, por sua vez, para a visão de Cruz (1995), tanto devido ao detalhamento de sua análise sobre o episódio, tanto pelo fato de que apresenta idéias contrárias a análises de diversos autores. O presente trabalho ainda pretende demonstrar que, a despeito de muitas análises nesses sentido, a campanha não pode ser considerada como legitimamente lançada pela classe empresarial, devendo a responsabilidade pelo desencadeamento e sustentação inicial do movimento ser creditada a parte da imprensa conservadora e intelectuais ligados ao pensamento liberal – seguindo suas próprias motivações –, tendo estes, apenas posteriormente, em uma segunda fase, adquirido a adesão de determinados segmentos do empresariado que oportunamente resolveram pressionar o governo para defender seus interesses.
Palavras-chave: Política econômica
Estatização
Plano nacional de desenvolvimento
Macroeconomia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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