Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5242
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da persistência de performance em fundos multimercados no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Luiz Otavio dos Santos
Tutor: Melo, Luiz Martins de
Resumen: A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) define que em todas as lâminas dos fundos de investimento deve estar descrito que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. Tendo esta afirmação como base, o presente estudo visa verificar se o histórico de retorno, ajustado ao risco que determinados fundos multimercados obtiveram, se repetiu em períodos sequentes. Os dados utilizados tiveram como fonte o software Economática, que divulgou as cotas líquidas com base nos valores apresentados no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), reguladora da indústria. A amostra constituiu em 38 fundos multimercados de gestão ativa, sendo que todos estiveram ativos durante todo o período, o que pode evidenciar a existência de viés de sobrevivência no estudo. Para mensuração do desempenho dos fundos contra o mercado, foi definida a poupança como ativo livre de risco e o Índice de Hedge Funds Anbima (IHFA) como benchmark, sendo, então, observado que, nos biênios de 2013-2014 e 2015-2016, a maioria dos fundos da amostra conseguiu superá-lo. Já a análise de persistência de performance evidenciou que, ao comparar os biênios 2013-2014 e 2015-2016, mais de 76% dos fundos que conseguiram ou não superar o IHFA no primeiro biênio também obtiveram o mesmo resultado no biênio seguinte. Além disso, tendo como base o nível de significância de 5%, foi demonstrado que houve evidências de existência de persistências de desempenho no período em questão.
Materia: Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima)
Mercado financeiro
Fundos de investimento
Rentabilidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Restrito
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA LUIZ OTAVIO DOS SANTOS DIAS.pdf777.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir  ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.