Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5263
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
Author(s)/Inventor(s): Vassalo, Julia Porto Pereira
Advisor: Leite, Valdecy Faria
Abstract: Esta monografia tem como objetivo avaliar como as pequenas e médias empresas se destacam no mercado por conseguirem se manter competitivas mesmo disputando em um ambiente com as grandes empresas. Esta competitividade ocorre devido à existência de ações de marketing isoladas, na maioria das vezes, decididas pelos próprios proprietários, sem um planejamento de marketing especifico. Estas ações são consideradas informais por serem planejadas por gestores que não possuem um conhecimento especifico do Planejamento Estratégico. Aliado a falta de conhecimento sobre Planejamento Estratégico estão a falta de recursos financeiros e de recursos humanos para desenvolvimento de um plano de Marketing estruturado, isto pode ocasionar uma desvantagem competitiva em relação à concorrência. Este estudo teve por pretensão verificar de que forma a teoria do planejamento estratégico de marketing pode ser aplicada à empresa Supermercado X, e qual seriam as contribuições para o processo de gestão sob o enfoque da vantagem competitiva frente à concorrência das grandes redes supermercadistas.
Keywords: Supermercado
Estratégia de marketing
Pequenas e médias empresas
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5263
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPPVassalo.pdf572,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.