Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5266
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Caracterização do PLA e desenvolvimento do projeto de fantoma de olho a partir de impressão 3D para dosimetria de procedimentos radioterápicos e de radiodiagnóstico
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Dirceu Dias
Tutor: Gonçalves, Odair Dias
Tutor : Cardoso, Simone Coutinho
Resumen: Procedimentos médicos que utilizam radiação ionizante devem ser rigorosamente controlados a fim de evitar exposições desnecessárias ao paciente e ao profissional ocupacionalmente exposto. A dose não desejada nos órgãos de risco associados à região dos olhos em procedimentos de radioterapia de cabeça é crítica, alcançando facilmente valores que podem causar o surgimento de efeitos determinísticos. Este quadro também pode ocorrer com os profissionais ocupacionalmente expostos em procedimentos de radiodiagnóstico. Este trabalho faz parte de uma iniciativa que visa o desenvolvimento de técnicas e dispositivos para minimizar a exposição desnecessária da região dos olhos em procedimentos de radioterapia e radiodiagnóstico e tem como objetivo o projeto para desenvolvimento de um fantoma de olho para ser adicionado ao fantoma antropomórfico Alderson-Rando, utilizando impressão 3D, para dosimetria destes procedimentos. Um dos principais fatores a serem considerados na escolha da matéria prima para impressão é a adequação destes matérias na simulação de tecidos humanos. Diversos artigos na literatura já estudaram as características de interação da radiação com a matéria prima de impressão 3D. O PLA é um dos polímeros mais utilizados nesse sistema, apresentando características de interação com a radiação ionizante semelhantes às características de tecidos moles, sendo portanto conveniente para a construção do fantoma, devendo, entretanto, ser caracterizado quanto às suas propriedades de atenuação e espalhamento da radiação. As dificuldades na verificação experimental precisa e acurada do coeficiente de atenuação faz com que essa medida tornasse, em sí, um segundo objetivo do trabalho. Determinamos o coeficiente de atenuação do PLA utilizando um tubo de raios X e uma fonte de Amerício-241. Os resultados e metodologia usados nessa determinação são mostrados na primeira parte deste trabalho, enquanto que na segunda detalhamos o projeto do fantoma.
Materia: Fantoma de olho
Coeficiente de atenuação
Dosimetria
Ácido Poliláctico
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 31-ene-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física Médica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DDPereira.pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.