Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5287
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise Estratigráfica do Intervalo Superior do Grupo Bauru (Cretáceo Superior) na Região de Alfredo Marcondes - SP
Autor(es)/Inventor(es): Simbras, Felipe Medeiros
Orientador: Ramos, Renato Rodriguez Cabral
Resumo: A Bacia Bauru constitui uma depressão desenvolvida na parte centro-meridional da Plataforma Sul-Americana, formada por subsidência termo-mecânica no Cretáceo, após a ruptura do continente gondwânico e abertura do Oceano Atlântico. Na região sudoeste do estado de São Paulo, porção central desta bacia, existem quatro propostas estratigráficas. Uma destas mapeia as formações Caiuá, Santo Anastácio, Adamantina e Presidente Prudente. Aqui são reportados os resultados da análise estratigráfica das sucessões sedimentares do intervalo superior do Grupo Bauru na região de Alfredo Marcondes, inicialmente mapeada como Formação Adamantina, Cretáceo Superior. Para identificar o paleoambiente e a unidade estratigráfica foi feita a análise de elementos arquiteturais com perfis litofaciológicos e com painéis estratigráficos dos afloramentos levantados, além da análise petrográfica. As principais macroformas identificadas são a planície de inundação (OF), que alcança 10 metros de espessura em alguns locais, barra de acrescimento lateral (LA) e formas de leito arenoso (SB),o que possibilitou classificar o paleambiente como fluvial meandrante de alta sinuosidade. Estas rochas são aqui mapeadas como Formação Presidente Prudente, pois a ocorrência de espessos depósitos de planície de inundação, a interpretação paleodeposicional e a correlação dos depósitos se assemelham mais com esta unidade e não com a Formação Adamantina, proposta anterior nesta região. A idade da Formação Presidente Prudente é proposta aqui como Neocampaniano - Eomaastrichtiano com base na correlação com as formações Adamantina e Marília e com base na ocorrência de fósseis de saurópodes do grupo dos Aeolosaurini nestas unidades.
Palavras-chave: Bacia Bauru
Formação Presidente Prudente
Neocampaniano-Eomaastrichtiano
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5287
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMBRAS, F.pdf8,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.