Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5287
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise Estratigráfica do Intervalo Superior do Grupo Bauru (Cretáceo Superior) na Região de Alfredo Marcondes - SP
Autor(es)/Inventor(es): Simbras, Felipe Medeiros
Tutor: Ramos, Renato Rodriguez Cabral
Resumen: A Bacia Bauru constitui uma depressão desenvolvida na parte centro-meridional da Plataforma Sul-Americana, formada por subsidência termo-mecânica no Cretáceo, após a ruptura do continente gondwânico e abertura do Oceano Atlântico. Na região sudoeste do estado de São Paulo, porção central desta bacia, existem quatro propostas estratigráficas. Uma destas mapeia as formações Caiuá, Santo Anastácio, Adamantina e Presidente Prudente. Aqui são reportados os resultados da análise estratigráfica das sucessões sedimentares do intervalo superior do Grupo Bauru na região de Alfredo Marcondes, inicialmente mapeada como Formação Adamantina, Cretáceo Superior. Para identificar o paleoambiente e a unidade estratigráfica foi feita a análise de elementos arquiteturais com perfis litofaciológicos e com painéis estratigráficos dos afloramentos levantados, além da análise petrográfica. As principais macroformas identificadas são a planície de inundação (OF), que alcança 10 metros de espessura em alguns locais, barra de acrescimento lateral (LA) e formas de leito arenoso (SB),o que possibilitou classificar o paleambiente como fluvial meandrante de alta sinuosidade. Estas rochas são aqui mapeadas como Formação Presidente Prudente, pois a ocorrência de espessos depósitos de planície de inundação, a interpretação paleodeposicional e a correlação dos depósitos se assemelham mais com esta unidade e não com a Formação Adamantina, proposta anterior nesta região. A idade da Formação Presidente Prudente é proposta aqui como Neocampaniano - Eomaastrichtiano com base na correlação com as formações Adamantina e Marília e com base na ocorrência de fósseis de saurópodes do grupo dos Aeolosaurini nestas unidades.
Materia: Bacia Bauru
Formação Presidente Prudente
Neocampaniano-Eomaastrichtiano
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SIMBRAS, F.pdf8.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.