Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5288
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série |
Author(s)/Inventor(s): | Machado, Guilherme Diniz |
Advisor: | Fabrício, Branca Falabella |
Abstract: | A literatura infanto-juvenil é um indicador da imagem que uma sociedade tem de seus membros classificados como crianças. Ela é influenciada por aspectos culturais, sociais, históricos e institucionais. O primeiro contato com a literatura geralmente acontece na chamada primeira infância, através da oralidade e por intermédio dos pais ou de um agente cuidador, de modo que, mesmo que a criança não leia o que está escrito, ela ainda está submetida à linguagem e aos temas do livro, assim como à imagem dele, de sua formatação e de suas ilustrações. Podemos dizer, assim, que livros participam dos processos de socialização de crianças. Considerando esses processos, a proposta desta pesquisa é investigar como livros infantojuvenis constroem a noção de infância e que “lições sociais” projetam. Para tal, analiso os livros da série Desventuras em Série, de Lemony Snicket, acompanhando o crescimento de um grupo de crianças órfãs – os Baudelaire – cuja trajetória é atravessada por adversidades e sofrimentos de toda sorte. |
Keywords: | Literatura infanto-juvenil |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MACHADO, G.D..pdf | 554.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.