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http://hdl.handle.net/11422/5288
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série |
Autor(es)/Inventor(es): | Machado, Guilherme Diniz |
Orientador: | Fabrício, Branca Falabella |
Resumo: | A literatura infanto-juvenil é um indicador da imagem que uma sociedade tem de seus membros classificados como crianças. Ela é influenciada por aspectos culturais, sociais, históricos e institucionais. O primeiro contato com a literatura geralmente acontece na chamada primeira infância, através da oralidade e por intermédio dos pais ou de um agente cuidador, de modo que, mesmo que a criança não leia o que está escrito, ela ainda está submetida à linguagem e aos temas do livro, assim como à imagem dele, de sua formatação e de suas ilustrações. Podemos dizer, assim, que livros participam dos processos de socialização de crianças. Considerando esses processos, a proposta desta pesquisa é investigar como livros infantojuvenis constroem a noção de infância e que “lições sociais” projetam. Para tal, analiso os livros da série Desventuras em Série, de Lemony Snicket, acompanhando o crescimento de um grupo de crianças órfãs – os Baudelaire – cuja trajetória é atravessada por adversidades e sofrimentos de toda sorte. |
Palavras-chave: | Literatura infanto-juvenil |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
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