Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5305
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Erosão e Acreção de sedimentos nas praias da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro: Aplicação do Software DSAS
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Pedro Macacchero Lago de Sá
Tutor: Castro, João Wagner Alencar
Resumen: O presente trabalho foi realizado nas Praias do Recreio dos Bandeirantes, Reserva e Barra da Tijuca, localizadas na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, visando obter um maior conhecimento sobre o transporte de sedimentos na área e destacar as regiões onde há maior suscetibilidade à erosão ou acreção, através da observação de variações da linha de costa com o passar dos anos. Foram georreferenciadas três fotos aéreas e três imagens de satélite, compreendendo um período de aproximadamente 40 anos, para que estas fossem processadas no software Digital Shoreline Analysis System (DSAS). Com isso, foi possível realizar os cálculos estatísticos de variação de linha de costa, que permitiram constatar uma orientação preferencial de transporte dos sedimentos de oeste para leste. Na porção oeste pode-se observar uma maior tendência à erosão com uma taxa de 0,525m/ano. As porções centrais encontram-se, em média, em uma situação mais estável com leve acreção de 0,08 e 0,16m/ano. Já a porção leste abriga os maiores valores de acreção, com uma taxa de 0,295m/ano.
Materia: Erosão costeira
Linha de costa
Geoprocessamento
Digital Shoreline Analysis System
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RODRIGUES, P.M.pdf4.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.