Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5317
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Jornalismo científico, seus mitos e patologias: análise das capas femininas da revista Veja sobre saúde entre 1998 e 2004
Author(s)/Inventor(s): Severiano, Luana Fernandes
Advisor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Abstract: A partir de uma preocupação sobre o real papel do jornalista científico, este trabalho traça uma análise teórica da abordagem de assuntos relativos à saúde pela mídia, levando em consideração os seguintes fatores: juízo de verdade, critério de seleção daquilo que é notícia entre a produção científica, uso de fontes duvidosas e linguagem sensacionalista. Diante de uma cultura científica permeada por interesses políticos e econômicos, trabalha-se a hipótese de ausência do contraditório no jornalismo científico, além de problemáticas relativas ao caráter mercadológico das publicações. Como forma de identificar tais problemas na prática do ofício, o estudo apresenta uma análise de caso sobre como a revista Veja abordou a temática da saúde entre os anos de 1998 e 2004. Também foi levantada uma discussão sobre gêneros com relação ao que seria o público-alvo desse tipo de matéria, diante da prevalência de capas femininas quando o assunto é saúde.
Keywords: Jornalismo científico
Simbolismo
Feminismo
Veja (revista)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Jul-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SEVERIANO, Luana Fernandes. Jornalismo científico, seus mitos e patologias: análise das capas femininas da revista Veja sobre saúde entre 1998 e 2004. 2015. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSeveriano.pdf698.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.