Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5325
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização Petrográfica do Grupo Serra Grande ( Siluriano) no Estado do Tocantins, borda oeste da bacia do Parnaíba
Autor(es)/Inventor(es): Setta, Iviana
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Resumo: O presente estudo baseia-se em um testemunho de sondagem perfurado na borda Oeste da bacia, tendo como principal contribuição a evolução do conhecimento estratigráfico da mesma. Propõe-se a análise petrográfica do Grupo Serra Grande (Siluriano), visando entender sua evolução diagenética, assim como a proveniência de seus sedimentos. Como resultados foram reconhecidas três petrofácies, por meio da análise de agrupamento, a qual possibilitou a identificação de rochas fonte. Esta análise proporcionou a identificação de fonte de origem metamórfica, sedimentar e provavelmente plutônica, contribuindo para a geração das rochas do Grupo Serra Grande. A partir da determinação das petrofácies foi possível quantificar a influência destas nas amostras analisadas o que originou o conceito de petrossequência. Esta representa um intervalo de rocha com assinatura distinta de variação da intensidade de ocorrência de um petrofácies e possibilitou a identificação de duas superfícies representando mudanças bruscas de área fonte.
Palavras-chave: Grupo Serra Grande
Bacia do Parnaíba
Petrografia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5325
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SETTA, I..pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.