Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5325
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Caracterização Petrográfica do Grupo Serra Grande ( Siluriano) no Estado do Tocantins, borda oeste da bacia do Parnaíba
Autor(es)/Inventor(es): Setta, Iviana
Tutor: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Resumen: O presente estudo baseia-se em um testemunho de sondagem perfurado na borda Oeste da bacia, tendo como principal contribuição a evolução do conhecimento estratigráfico da mesma. Propõe-se a análise petrográfica do Grupo Serra Grande (Siluriano), visando entender sua evolução diagenética, assim como a proveniência de seus sedimentos. Como resultados foram reconhecidas três petrofácies, por meio da análise de agrupamento, a qual possibilitou a identificação de rochas fonte. Esta análise proporcionou a identificação de fonte de origem metamórfica, sedimentar e provavelmente plutônica, contribuindo para a geração das rochas do Grupo Serra Grande. A partir da determinação das petrofácies foi possível quantificar a influência destas nas amostras analisadas o que originou o conceito de petrossequência. Esta representa um intervalo de rocha com assinatura distinta de variação da intensidade de ocorrência de um petrofácies e possibilitou a identificação de duas superfícies representando mudanças bruscas de área fonte.
Materia: Grupo Serra Grande
Bacia do Parnaíba
Petrografia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SETTA, I..pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.