Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5330
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo das associações de Radiolários do Eoeoceno e sua relação com os eventos climáticos globais na Bacia de Santos,Margem Continental Leste Brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, Pablo
Orientador: Mendonça Filho, João Graciano
Coorientador: Eilert, Valesca Maria Portilla
Resumo: A análise da ocorrência, bem como das estimativas numéricas de determinados táxons de radiolários, reconhecidos como indicadores paleoclimáticos, permitiu estabelecer, na área estudada, uma relação com os importantes eventos de mudanças climáticas globais, ocorridos na transição do Paleoceno / Eoceno. Este episódio, onde a temperatura média global oceânica subiu em torno de 5ºC em um curto período de tempo, é conhecido como Máximo Termal do Paleoceno-Eoceno (Paleocene-Eocene Thermal Maximum - PETM) e evoluiu ao longo do Eoceno inicial, com temperaturas também elevadas, para um período conhecido como Ótimo Climático do Eoceno Inferior (Early Eocene Climatic Optimum - EECO). Amostras provenientes de testemunhos do projeto PS PETROBRAS (Poço 4 – Testemunho 1 e 2) apresentaram uma nítida dominância dos radiolários de baixas latitudes, entre os quais: Amphicraspedum murrayanum, Amphicraspedum prolixum, Podocyrtis papalis. Sendo assim, as associações típicas de águas frias e eutróficas, dominantes nas massas de água do Paleoceno, são abruptamente substituídas por associações de radiolários dominadas por táxons de ambientes oligotróficos e de massas de águas subtropicais-tropicais, provavelmente associados ao Ótimo Climático do Eoceno Inferior, na base do Eoceno Inferior.
Palavras-chave: Radiolários
Aquecimento global
Eoceno
Paleocene-Eocene Thermal Maximum - PETM
Early Eocene Climatic Optimum - EECO
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAUJO, P.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.