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dc.contributor.advisorMoreira, Elaine Martins-
dc.contributor.authorManima, Joyce Souza dos Santos-
dc.date.accessioned2018-10-11T18:45:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:12Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.citationMANIMA, Joyce Souza dos Santos. O Serviço Social na educação: a inserção dos assistentes sociais em escolas públicas do município do Rio de Janeiro. 2015. 91 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5349-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistentes sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleO Serviço Social na educação: a inserção dos assistentes sociais em escolas públicas do município do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8268627279348886pt_BR
dc.contributor.referee1Icasuriaga, Gabriela Lema-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163644194647649pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Gláucia Lelis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8773735950513144pt_BR
dc.description.resumoDiscute o Serviço Social na educação, destacando a inserção dos assistentes sociais nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Relata a importância deste profissional dentro da escola e como este poderá contribuir, a partir de suas competências e atribuições profissionais, para a garantia dos direitos sociais da criança e do adolescente, diante dos desafios postos a instituição escolar que sofre implicações oriundas do ideário neoliberal que repercute na sua estrutura e funcionamento, sendo atualmente palco das mais diversas manifestações da questão social que interferem de forma negativa no desempenho escolar dos alunos. No final do trabalho dá-se ênfase na experiência do PROINAPE (Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas), um programa composto por assistentes sociais, psicólogos e professores que são encaminhados para as escolas com problemas de baixo índice de desempenho escolar e/ou evasão escolar para que através de uma intervenção multiprofissional, a referida equipe traga respostas que possam amenizar nas demandas postas pela instituição. Considerando que para uma intervenção mais efetiva é de extrema importância a ação interdisciplinar contínua dentro das escolas, por isso a necessidade da aprovação do projeto de lei 3688/2000, na qual dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos no quadro de funcionários das escolas públicas de educação básica, pois permitirá a estes profissionais conhecer melhor a realidade da instituição, dos alunos e suas famílias e assim, buscar articulação com outras políticas sociais, quando necessário, a fim de oferecer melhor resposta as demandas apresentadas, compreendendo que essa estratégia de intervenção poderá também contribuir para efetivação do direito ao acesso e permanência do aluno na escola pública de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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