Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5349
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Elaine Martins | - |
dc.contributor.author | Manima, Joyce Souza dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-11T18:45:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:12Z | - |
dc.date.issued | 2015-11 | - |
dc.identifier.citation | MANIMA, Joyce Souza dos Santos. O Serviço Social na educação: a inserção dos assistentes sociais em escolas públicas do município do Rio de Janeiro. 2015. 91 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5349 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Assistentes sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | O Serviço Social na educação: a inserção dos assistentes sociais em escolas públicas do município do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8268627279348886 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Icasuriaga, Gabriela Lema | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4163644194647649 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Gláucia Lelis | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8773735950513144 | pt_BR |
dc.description.resumo | Discute o Serviço Social na educação, destacando a inserção dos assistentes sociais nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Relata a importância deste profissional dentro da escola e como este poderá contribuir, a partir de suas competências e atribuições profissionais, para a garantia dos direitos sociais da criança e do adolescente, diante dos desafios postos a instituição escolar que sofre implicações oriundas do ideário neoliberal que repercute na sua estrutura e funcionamento, sendo atualmente palco das mais diversas manifestações da questão social que interferem de forma negativa no desempenho escolar dos alunos. No final do trabalho dá-se ênfase na experiência do PROINAPE (Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas), um programa composto por assistentes sociais, psicólogos e professores que são encaminhados para as escolas com problemas de baixo índice de desempenho escolar e/ou evasão escolar para que através de uma intervenção multiprofissional, a referida equipe traga respostas que possam amenizar nas demandas postas pela instituição. Considerando que para uma intervenção mais efetiva é de extrema importância a ação interdisciplinar contínua dentro das escolas, por isso a necessidade da aprovação do projeto de lei 3688/2000, na qual dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos no quadro de funcionários das escolas públicas de educação básica, pois permitirá a estes profissionais conhecer melhor a realidade da instituição, dos alunos e suas famílias e assim, buscar articulação com outras políticas sociais, quando necessário, a fim de oferecer melhor resposta as demandas apresentadas, compreendendo que essa estratégia de intervenção poderá também contribuir para efetivação do direito ao acesso e permanência do aluno na escola pública de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JSSManima.pdf | 859.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.