Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/5349
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O Serviço Social na educação: a inserção dos assistentes sociais em escolas públicas do município do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Manima, Joyce Souza dos Santos |
Orientador: | Moreira, Elaine Martins |
Resumo: | Discute o Serviço Social na educação, destacando a inserção dos assistentes sociais nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Relata a importância deste profissional dentro da escola e como este poderá contribuir, a partir de suas competências e atribuições profissionais, para a garantia dos direitos sociais da criança e do adolescente, diante dos desafios postos a instituição escolar que sofre implicações oriundas do ideário neoliberal que repercute na sua estrutura e funcionamento, sendo atualmente palco das mais diversas manifestações da questão social que interferem de forma negativa no desempenho escolar dos alunos. No final do trabalho dá-se ênfase na experiência do PROINAPE (Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas), um programa composto por assistentes sociais, psicólogos e professores que são encaminhados para as escolas com problemas de baixo índice de desempenho escolar e/ou evasão escolar para que através de uma intervenção multiprofissional, a referida equipe traga respostas que possam amenizar nas demandas postas pela instituição. Considerando que para uma intervenção mais efetiva é de extrema importância a ação interdisciplinar contínua dentro das escolas, por isso a necessidade da aprovação do projeto de lei 3688/2000, na qual dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos no quadro de funcionários das escolas públicas de educação básica, pois permitirá a estes profissionais conhecer melhor a realidade da instituição, dos alunos e suas famílias e assim, buscar articulação com outras políticas sociais, quando necessário, a fim de oferecer melhor resposta as demandas apresentadas, compreendendo que essa estratégia de intervenção poderá também contribuir para efetivação do direito ao acesso e permanência do aluno na escola pública de qualidade. |
Palavras-chave: | Assistentes sociais Educação Escola pública |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
Unidade produtora: | Escola de Serviço Social |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Nov-2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | MANIMA, Joyce Souza dos Santos. O Serviço Social na educação: a inserção dos assistentes sociais em escolas públicas do município do Rio de Janeiro. 2015. 91 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Aparece nas coleções: | Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSSManima.pdf | 859.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.