Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5378
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do comportamento mecânico de solos compactados utilizados em barreiras impermeáveis de aterros sanitários
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Matheus Ribeiro do Amaral
Orientador: Borges, Andrea Ferreira
Coorientador: Polivanov, Helena
Resumo: Um dos grandes problemas urbanos é o da disposição de resíduos. A maneira mais correta de fazê-la é através da construção de aterros sanitários, onde diversas soluções de engenharia são utilizadas para neutralizar os efeitos do os problemas decorrentes da necessidade da acomodação do lixo. Entre as principais medidas está a construção da estrutura basal do aterro de forma que seja impermeável e resistente, e para isso são usados solos compactados. A manutenção da resistência dos solos compactados utilizados na construção das estruturas basais de aterros sanitários é fundamental para a operação satisfatória do mesmo. No entanto, é possível que o solo utilizado para tal fim esteja previamente ou que seja, durante a vida operacional do aterro contaminada por chorume e, portanto tenha algumas de suas propriedades afetadas por sais possivelmente presentes nesse líquido. Para analisar o problema, foi elaborada uma metodologia onde se procurou através de ensaios de laboratório clássicos e bastante conhecidos no meio acadêmico como o de compactação e o CBR (Índice de Suporte California) e também de ensaios ainda não difundidos como o Triaxial de Resiliência, estimar valores de resistência e determinar valores de propriedades diretamente ligadas à resistência como massa específica máxima e índice de vazios de solos não contaminados e contaminados por uma solução salina preparada em laboratório e comparar esses resultados. Dessa forma, foi possível concluir quais os efeitos da contaminação no comportamento mecânico de solos compactados.
Palavras-chave: Solo compactado
Aterro sanitário
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5378
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, M.R.A .pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.