Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5378
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação do comportamento mecânico de solos compactados utilizados em barreiras impermeáveis de aterros sanitários
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Matheus Ribeiro do Amaral
Tutor: Borges, Andrea Ferreira
Tutor : Polivanov, Helena
Resumen: Um dos grandes problemas urbanos é o da disposição de resíduos. A maneira mais correta de fazê-la é através da construção de aterros sanitários, onde diversas soluções de engenharia são utilizadas para neutralizar os efeitos do os problemas decorrentes da necessidade da acomodação do lixo. Entre as principais medidas está a construção da estrutura basal do aterro de forma que seja impermeável e resistente, e para isso são usados solos compactados. A manutenção da resistência dos solos compactados utilizados na construção das estruturas basais de aterros sanitários é fundamental para a operação satisfatória do mesmo. No entanto, é possível que o solo utilizado para tal fim esteja previamente ou que seja, durante a vida operacional do aterro contaminada por chorume e, portanto tenha algumas de suas propriedades afetadas por sais possivelmente presentes nesse líquido. Para analisar o problema, foi elaborada uma metodologia onde se procurou através de ensaios de laboratório clássicos e bastante conhecidos no meio acadêmico como o de compactação e o CBR (Índice de Suporte California) e também de ensaios ainda não difundidos como o Triaxial de Resiliência, estimar valores de resistência e determinar valores de propriedades diretamente ligadas à resistência como massa específica máxima e índice de vazios de solos não contaminados e contaminados por uma solução salina preparada em laboratório e comparar esses resultados. Dessa forma, foi possível concluir quais os efeitos da contaminação no comportamento mecânico de solos compactados.
Materia: Solo compactado
Aterro sanitário
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERREIRA, M.R.A .pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.